A magia de equipa !

by Gustavo Sereno

Para alguns pode parecer estranho mas no meu caso a minha entrada para a equipa da Sóanimarte foi por mero acaso e nada previa que tal acontecesse. Isto porque fui solicitado para fazer um espetáculo infantil e magia infantil não é de todo a minha praia. Adoro crianças, mas para mim enganar, iludir, entreter adultos é muito mais desafiante. Tinha sido recomendado ao Tiago e à Joana para fazer esse espetáculo, e graças a esse dia que desde então permaneço com eles, eles como pessoas e amigos, Sóanimarte como empresa e equipa.


foto by Filipe Santos Fotografia


É normal no mundo dos espetáculos e dos eventos haver múltiplas empresas de animação que tem um só objectivo. Como o próprio nome indica “empresas de animação” o objetivo é animar. Tenho acompanhado a evolução da Sóanimarte ao longo dos anos, e cada vez mais tenho a certeza que para o Tiago e para a Joana, entreter por si só não chega. A Sóanimarte é mais. É ser diferente, é deixar na memória um dia e é fazer acreditar aos seus clientes que sonho de evento é possível.

Existem muitas boas recordações dos eventos que temos vindo a trabalhar em conjunto, dos lugares maravilhosos e inesquecíveis e das pessoas com quem nos vamos cruzando e conhecendo ao longo deste caminho.


Uma das histórias mais insólitas que me está mais presente na memória dos trabalhos para Sóanimarte é a história do peixe… Contextualizando, Para além de vertente dos espetáculos a que me dedico, existe também a parte da consultoria e criadora. Em 2018 tive o privilégio de ser consultor do Mário Daniel para o seu programa, Minutos Mágicos. E para além disso tenho contribuído na produção e criação de truques para mágicos profissionais de todo o mundo, alguns desses truques apareceram no Britain Got Talent, America Got Talent entre outros programas de televisão internacionais, e é ai que o truque do peixe se encaixa. Esse truque foi criado tendo em mente o contexto de televisão e o Tiago desafiou-me a faze-lo num dos nossos eventos. Para além de toda complicação logística que implica de ter que levar um peixe vivo comigo, no momento em que era para fazer o truque, o peixe tinha desaparecido. Saltou da taça de água para a mesa e depois da mesa para o chão e ninguém tinha dado por ele. Felizmente foi salvo a tempo e tudo correu como planeado.


foto by Timeless Studio


Uma das razões pelas quais eu gosto de trabalhar com esta malta é a boa disposição e harmonia que há entre todos e principalmente pela confiança que o Tiago e a Joana depositam sobre os Artistas. Qualquer profissional que trabalha nesta área sabe as responsabilidades e a pressão e o stress que os eventos acarretam. Se um chefe disser “não falhes” “isto tem de correr bem”; “não se podem enganar”, acrescenta ainda mais pressão e stress aos artistas e por sua vez à sua equipa. E uma das coisas, que pelo menos comigo, o Tiago é um expert é a maneira como ele transmite a importância das coisas sem que conscientemente carregue o tom da pressão nas palavras. Ele comigo só diz “Gustavo parte tudo” e eu já sei.


fotos by Filipe Santos Fotografia; Tiago Ferreirinha e André Tavares Wedding Photographer


O ano passado fizeram 10 anos, e seguramente que 7 a 8 já trabalhamos juntos. Que esta caminhada nos traga mais grandes momentos, recordações e muito mais histórias para contar. Ah, e claro, mais jantares como o que celebramos no 10º aniversário, já que este ano o vírus não nos deixou!


quando nos rimos daqueles momentos inesquecíveis!

foto by Filipe Santos Fotografia

18 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

© 2020 por sóanimarte